quarta-feira, 6 de junho de 2012

Tipologia textual-Narração

  • NARRAÇÃO: narrar é relatar fatos e acontecimentos, reais ou fictícios, vividos por indivíduos, envolvendo ação e movimento.
  • Estrutura:
a) Introdução: apresenta as personagens, localizando-as no tempo e no espaço.
b) Desenvolvimento: através das ações das personagens, constrói-se a trama e o suspense que culmina no clímax.
c) Conclusão: existem várias maneiras de se concluir uma narração, por exemplo, esclarecer a trama.
  • Características:
a) Verbos de ação, discursos direto, indireto e indireto livre.
b) Imaginação para compor uma história cativante que entretenha o leitor, provocando expectativa. Pode ser romântica, dramática ou humorística.
c) A narrativa deve tentar elucidar os acontecimentos, respondendo às seguintes perguntas essenciais:

  • O QUÊ? - o(s) fato(s) que determina(n) a história;
  • QUEM? - a personagem ou personagens;
  • COMO? - o enredo, o modo como se tecem os fatos;
  • ONDE? - o lugar ou lugares da ocorrência
  • QUANDO? - o momento ou momentos em que se passam os fatos;
  • POR QUÊ? - a causa do acontecimento.
  • Exemplos:
Além do espelho, lembranças.
Um dia, quando encerrava meu trabalho, fixei a atenção em um simples objeto da minha sala. Caminhei, paulatinamente, ao seu encontro e, à medida que me aproximava, sentia meu ego explodir em sensações indescritíveis.
Ali, diante dele, parei. Meu reflexo testemunhava as marcas do passado e trazia, à tona, as lembranças da infância e da adolescência. As imagens, agora, misturavam-se, comprometendo minha lucidez. Senti meu corpo flutuar e minha visão apagar-se, de forma que eu me concentrava em recordações, apenas.
Assim, momentos depois, revia meus irmãos e vizinhos correndo em volta da mesa, mamãe fazendo o jantar, papai,lendo o jornal, os cães brincando no jardim e, também, meus amigos de colégio, antigos casos amorosos.
Recuperei o bom senso, por um instante, mas não durou mais que isso, pois, novamente, brotam outros pensamentos: o nascimento dos filhos e a ascensão profissional.
Minutos depois, tudo acabara. Diante de mim havia só um espelho, cujo reflexo já não era de um cenário fantasioso de minha mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário