Objetivo geral:
*Possi
bilitar ao
professor de Língua Portuguesa do 6º ao 9º anos um trabalho que propicie aos
alunos o desenvolvimento de habil
Currículo do Gestar II –Língua Portuguesa
*Objetivo geral:
*Possibilitar ao professor de
Língua Portuguesa do 6º ao 9º anos um trabalho que propicie aos alunos o
desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos
mais diferentes textos.
*Inserir os alunos na sociedade,
como cidadãos conscientes, capazes não só de analisar as várias situações de
convivência social como também de se expressar em relações a elas.
*Valorização profissional e
pessoal do professor, destacando as suas características e histórias
particulares, a sua visão de sociedade, de relação e de compromisso com ela.
*Possibilitar ao aluno,
através do professor, uma visão crítica dos fenômenos da vida moderna. Pois, é
essencial que o professor, além de usuário qualificado da Língua Portuguesa,
tenha também a função de mediar a criação de situações mais diversas de
interação de seus alunos e de estimular os processos de elaboração e reflexão
sobre os diversos usos da linguagem nas diferentes situações sócio-comunicativa.
*Especificidade ou o que torna o programa inovador:
*Buscar um caminho de mão
dupla entre teoria e prática e pelo enfoque da linguagem como fenômeno
cultural, no qual a Língua é elemento constituinte, mas único e isolado, na
organização de nossas experiências.
*Explorar todo texto verbal
ou não verbal, para garantir o mergulho em sistemas culturais marcados para
todos os sujeitos, por negociações, intenções, conhecimentos e experiências
distintas.
*Apreciar a cultura letrada
(local, regional, nacional e internacional) ao mesmo tempo em que estabelece o
diálogo desta com as demais linguagens e manifestações culturais.
*Privilegiar os trabalhos
discente e docente realizados de forma coletiva e interdisciplinar, incentivando
ainda a utilização de vários materiais já disponibilizados pelo PNDE (Plano
Nacional Biblioteca da Escola) E pela TV Escola, por exemplo.
*Competências esperadas dos professores ao final do
programa:
a)Como usuário da Língua:
-Apresentar-se como locutor e
interlocutor, com amplo domínio da linguagem, das suas várias modalidades e nos
seus diversos contextos.
-Refletir sobre a linguagem e
sobre a Língua Portuguesa.
-Reconhecer os usos sociais
da Língua, em todas as modalidades, até mesmo obras didáticas.
-Interar-se pelos diversos
tipos de textos artísticos, especialmente de Literatura.
b)Como profissional de
educação:
-Atura de forma consciente,
produtiva e adequada _a sua comunidade, valorizando as práticas democráticas.
-Desenvolver projetos de
aperfeiçoamento (formação profissional e ampliação de horizontes).
-Atuar coletivamente,
partilhando experiências e projetos.
-Refletir sobre a sua prática
docente e sobre a atuação da escola e suas relações com a sociedade.
c)Como professor de Língua
Portuguesa, orientar a sua prática como professor de Língua Portuguesa:
-Observando, registrando,
organizando e sistematizando os fatos da gramática interna, da gramática
descritiva e da gramática normativa.
-Selecionando e organizando
os conteúdos e as matérias de ensino-aprendizagem, em função das
características dos seus alunos.
_Pesquisando, avaliando e
adotando métodos, estratégias e materiais mais adequados e inovados para a sua
atuação.
*Como está organizada a Proposta Pedagógica do Gestar
II de Língua Portuguesa?
-Desenvolver o letramento do
professor (e conseqüentemente do aluno), a partir da discussão e da análise das
situações sócio-educativas, tendo como eixo central da resolução de problemas.
-Privilegiar o uso da Língua
como atividade social e comunicativa em que os interlocutores atuam em um
espaço cultural e histórico.
-Todos os temas serão
construídos pelos professores por meio de análises e da reflexão; haverá para
cada tópico, os momentos de sínteses, como elaboração do próprio professor.
Posteriormente serão realizadas as oficinas.
No Gestar II, busca-se
valorizar o professor como aquele que, ao mesmo tempo em que ensina, está em
constante processo de aprendizagem.Assim, parece essencial o seu entusiasmo por
essa dupla face de sua função, a busca constante do aperfeiçoamento pessoal e
profissional, o que determina a necessidade da incessante busca de melhoria de
seu desempenho com leitor e escritor, mas também como interlocutor-ouvinte,
papel essencial de sua atuação em sala de aula, em que a escuta e a leitura do
texto do aluno são condições para a consecução do objetivo maior do
ensino-aprendizagem da Língua.
Objetivo geral:
*Possibilitar ao
professor de Língua Portuguesa do 6º ao 9º anos um trabalho que propicie aos
alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e
produção dos mais diferentes textos.
*Inserir os alunos na
sociedade, como cidadãos conscientes, capazes não só de analisar as várias
situações de convivência social como também de se expressar em relações a elas.
idades de compreensão, interpretação e
produção dos mais diferentes textos.
*Inserir os alunos na
sociedade, como cidadãos conscientes, capazes não só de analisar as várias
situações de convivência social como também de se expressar em relações a elas.
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