quinta-feira, 24 de maio de 2012

GESTAR de Língua Portuguesa




Objetivo geral:
*Possi
Currículo do Gestar II –Língua Portuguesa


*Objetivo geral:

*Possibilitar ao professor de Língua Portuguesa do 6º ao 9º anos um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.

*Inserir os alunos na sociedade, como cidadãos conscientes, capazes não só de analisar as várias situações de convivência social como também de se expressar em relações a elas.

*Valorização profissional e pessoal do professor, destacando as suas características e histórias particulares, a sua visão de sociedade, de relação e de compromisso com ela.

*Possibilitar ao aluno, através do professor, uma visão crítica dos fenômenos da vida moderna. Pois, é essencial que o professor, além de usuário qualificado da Língua Portuguesa, tenha também a função de mediar a criação de situações mais diversas de interação de seus alunos e de estimular os processos de elaboração e reflexão sobre os diversos usos da linguagem nas diferentes situações sócio-comunicativa.



*Especificidade ou o que torna o programa inovador:

*Buscar um caminho de mão dupla entre teoria e prática e pelo enfoque da linguagem como fenômeno cultural, no qual a Língua é elemento constituinte, mas único e isolado, na organização de nossas experiências.

*Explorar todo texto verbal ou não verbal, para garantir o mergulho em sistemas culturais marcados para todos os sujeitos, por negociações, intenções, conhecimentos e experiências distintas.

*Apreciar a cultura letrada (local, regional, nacional e internacional) ao mesmo tempo em que estabelece o diálogo desta com as demais linguagens e manifestações culturais.

*Privilegiar os trabalhos discente e docente realizados de forma coletiva e interdisciplinar, incentivando ainda a utilização de vários materiais já disponibilizados pelo PNDE (Plano Nacional Biblioteca da Escola) E pela TV Escola, por exemplo.




*Competências esperadas dos professores ao final do programa:

a)Como usuário da Língua:

-Apresentar-se como locutor e interlocutor, com amplo domínio da linguagem, das suas várias modalidades e nos seus diversos contextos.

-Refletir sobre a linguagem e sobre a Língua Portuguesa.
-Reconhecer os usos sociais da Língua, em todas as modalidades, até mesmo obras didáticas.

-Interar-se pelos diversos tipos de textos artísticos, especialmente de Literatura.

b)Como profissional de educação:

-Atura de forma consciente, produtiva e adequada _a sua comunidade, valorizando as práticas democráticas.

-Desenvolver projetos de aperfeiçoamento (formação profissional e ampliação de horizontes).

-Atuar coletivamente, partilhando experiências e projetos.

-Refletir sobre a sua prática docente e sobre a atuação da escola e suas relações com a sociedade.

c)Como professor de Língua Portuguesa, orientar a sua prática como professor de Língua Portuguesa:

-Observando, registrando, organizando e sistematizando os fatos da gramática interna, da gramática descritiva e da gramática normativa.

-Selecionando e organizando os conteúdos e as matérias de ensino-aprendizagem, em função das características dos seus alunos.

_Pesquisando, avaliando e adotando métodos, estratégias e materiais mais adequados e inovados para a sua atuação.




*Como está organizada a Proposta Pedagógica do Gestar II de Língua Portuguesa?

-Desenvolver o letramento do professor (e conseqüentemente do aluno), a partir da discussão e da análise das situações sócio-educativas, tendo como eixo central da resolução de problemas.

-Privilegiar o uso da Língua como atividade social e comunicativa em que os interlocutores atuam em um espaço cultural e histórico.

-Todos os temas serão construídos pelos professores por meio de análises e da reflexão; haverá para cada tópico, os momentos de sínteses, como elaboração do próprio professor. Posteriormente serão realizadas as oficinas.


No Gestar II, busca-se valorizar o professor como aquele que, ao mesmo tempo em que ensina, está em constante processo de aprendizagem.Assim, parece essencial o seu entusiasmo por essa dupla face de sua função, a busca constante do aperfeiçoamento pessoal e profissional, o que determina a necessidade da incessante busca de melhoria de seu desempenho com leitor e escritor, mas também como interlocutor-ouvinte, papel essencial de sua atuação em sala de aula, em que a escuta e a leitura do texto do aluno são condições para a consecução do objetivo maior do ensino-aprendizagem da Língua.


bilitar ao professor de Língua Portuguesa do 6º ao 9º anos um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habil
Objetivo geral:
*Possibilitar ao professor de Língua Portuguesa do 6º ao 9º anos um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.
*Inserir os alunos na sociedade, como cidadãos conscientes, capazes não só de analisar as várias situações de convivência social como também de se expressar em relações a elas.
idades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.
*Inserir os alunos na sociedade, como cidadãos conscientes, capazes não só de analisar as várias situações de convivência social como também de se expressar em relações a elas.

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